Em tempos de pandemia e de distanciamento social, onde inevitavelmente passamos a maior parte do tempo em casa, dedicar-se a um hobby pode ser uma boa maneira de diminuir a frustração do confinamento, diminuir a ansiedade, o estresse, além de elevar a sensação de bem-estar.
Hobby é uma atividade feita por vontade própria em busca de satisfação e momentos de alegria. Incluem-se nesta condição a leitura, pintura, fotografia, a prática de atividades físicas e a dedicação para cantar ou tocar um instrumento musical, por exemplo.
Um estudo recente publicado pela revista acadêmica Journal of Applied Psychology, apontou que funcionários que se engajam em atividades de lazer à noite estão mais propensos a um melhor rendimento profissional no dia seguinte.
Quando estamos fazendo uma atividade que gostamos, nossos níveis de endorfina aumentam, proporcionando felicidade e disposição. Ao contrário do que muitos imaginam e praticam, manter-se ligado no trabalho 24 horas por dia, lendo e-mails, falando ao celular e enviando mensagens a qualquer hora da noite, não significará um rendimento profissional maior. O segredo da produtividade está na concentração, ou seja, realmente resolver os problemas quando se estiver trabalhando.
Quanto aos relacionamentos, os hobbies também têm muita importância. É comum que os casais acabem se sobrecarregando e cobrando um do outro a satisfação pessoal. Tanto no namoro quanto no casamento, o ideal é que cada um tenha momentos para si, a fim de preservar a individualidade, mas desde que ambos compartilhem o mesmo interesse em uma determinada atividade, nada impede que ambos se dediquem juntos a um determinado hobby.
Os exercícios físicos ajudam a lidar com desafios, estimulam a concentração, o foco, a disciplina e reduzem a carga de estresse.
A leitura contribui para o desenvolvimento da criatividade, da capacidade imaginativa, amplia o repertório cultural, além de elevar o vocabulário, a oratória e a escrita.
Os jogos sejam eletrônicos ou não, trazem benefícios para o raciocínio lógico, o foco, a concentração, a capacidade de lidar com desafios e de tomar decisões.
A música além de auxiliar no desenvolvimento criativo, pode também atuar como um agente motivacional.
O cinema estimula a capacidade analítica, reflexiva e interpretativa das pessoas.
E você? Já se dedicou a um hobby hoje?
댓글